Transpetro - Estudos da Deza

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Publicado em terça-feira, 17 de maio de 2016

Língua Portuguesa (10 questões) e de Língua Inglesa (10 questões), cada uma delas valendo 1 (um) ponto. A prova objetiva de Conhecimentos Específicos, de caracteres eliminatório e classificatório, será composta de 50 questões, cada uma delas valendo 1(um) ponto.

CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão de texto.
2. Denotação, conotação, polissemia e ambiguidade.
3. Emprego dos sinais indicativos de pontuação.
4. Mecanismos linguísticos de conexão e sequência lógica entre as partes do texto.
5. Relações de coordenação, correlação e subordinação entre orações e termos das orações.
6. Emprego e colocação dos pronomes.
7. Concordância.
8. Regência.
9. Emprego do acento indicativo de crase.
10. Acentuação.
11. Ortografia.

LÍNGUA INGLESA:
1. Compreensão de texto escrito em língua inglesa.
2. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Contabilidade: Legislação Societária; Lei 6.404/1976; Legislação complementar; Lei 11.638/07 e outras; Elaboração de Demonstrações Contábeis pela Legislação Societária e pelos princípios de contabilidade; Demonstração do Fluxo de Caixa (Método Direto e Indireto); Fusão, Cisão e Incorporação de Empresas; Consolidação de Demonstrações Contábeis; Contabilidade em companhias abertas (Instruções da CVM até 31 de dezembro de 2015 e Mercado); Análise econômico-financeira; Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas; Avaliação e contabilização de investimentos societários no país e no exterior; Destinação de resultado; Custos para avaliação de estoques; Custos para tomada de decisões; Conversão de Demonstrações Contábeis em moedas estrangeiras; Princípios internacionais de contabilidade – US GAAP e IFRS.

2. Noções de Economia: Macroeconomia - Sistema econômico-produção e circulação; macro aberta; Longo prazo crescimento e flutuações econômicas: conceitos básicos; Introdução aos principais modelos de crescimento econômico: clássico, keynesiano, IS-LM; Moeda, crédito e inflação; Setor público; Política macroeconômica - fiscal, monetária e cambial; Microeconomia - Teoria do consumidor; Teoria da produção; Estrutura de mercados; Economia industrial - conceitos básicos (firma, indústria e mercados); Elementos de estrutura de mercados (diferenciação de produtos, barreiras à entrada, economias de escala e de escopo, inovação); Padrões de concorrência e estratégias empresariais;

3. Noções de Tributos: (ICMS, ISS, PIS/COFINS, CIDE Combustível, Royalties e IR/CSLL) Fato Gerador; Base de Cálculo; Sistema Tributário Nacional; Contribuições incidentes sobre bens e serviços; Tributos diretos e indiretos; Cumulatividade versus não-cumulatividade; Incidência/Não Incidência/Isenção; Substituição Tributária; Diferimento; Retenção na Fonte/Compensação.

4. Matemática Financeira (Juros simples e compostos): capitalização e desconto; Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente; Rendas uniformes e variáveis; Planos de amortização de empréstimos e financiamentos; Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento; Avaliação de alternativas de investimento; Taxas de retorno, taxa interna de retorno; Números índices.

5. Auditoria Interna: Conceituação, objetivo, missão, ramos de atuação, modalidades e natureza do trabalho; Diferenciação entre auditoria interna e externa; Normas internacionais de auditoria interna; Processo de Auditoria; Procedimentos de Auditoria; Processo de Planejamento: planejamento global, planejamento específico, objetivos e fases do planejamento, programas de trabalho; Trabalho de Campo: preparação inicial, programação geral do trabalho, avaliação do controle interno, amostragem, exame, obtenção de evidência e medição (teste de aderência e teste substantivo), materialidade, relevância e risco relativo/vulnerabilidade, supervisão dos trabalhos de auditoria; Papéis de Trabalho: requisitos, finalidade, referencias e simbologia; Procedimentos de Auditoria: procedimentos administrativos e procedimentos técnicos, requisitos comportamentais esperados do profissional de auditoria, conduta do profissional de auditoria; Levantamento e avaliação do controle interno; Relatórios de auditoria: apresentação dos resultados de auditoria, análises de pontos constatados, discussão de estratégias de comunicação, efetividade da auditoria, requisitos do relatório, técnicas para elaboração de relatório, estruturação e modelos de relatório de auditoria; Acompanhamento de planos de ações de regularização.

6. Controles Internos: Definição; Importância; Principais meios de controles internos; Controles preventivos e detectivos; Monitoramento contínuo; Relação entre processo, risco e objetivo de controle; Responsabilidade pelo controle; A necessidade de parâmetros de avaliação; Limites de alçada; Fraudes: formas de prevenção e detecção.

7. Governança Corporativa: Conceituação; Lei Sarbanes-Oxley; Metodologia COSO; Partes interessadas; Sistemas de gestão integrada;
Gestão de riscos; Tipos de riscos; Gerenciamento de Risco: O papel do Auditor Interno no Gerenciamento de Risco; Responsabilidade social e ambiental.

8. Projetos de Investimentos: Análises de projetos de investimento – Conceituação; Diferentes tipos de investimento; Critérios de rentabilidade; Risco e incerteza; Considerações de aspectos estratégicos nas decisões de investir; Avaliação técnica e econômica de projetos; Seleção de projetos de investimento; Classificação dos projetos de investimento; Fluxo de caixa de um projeto de investimento; Análise de risco em projetos; Uso de recursos próprios; Financiamentos corporativos.

9. Contratação de Bens e Serviço: Noções da teoria geral dos contratos; Licitação: Decreto 2745/1998 - Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da Petróleo Brasileiro S.A.; Conceito e requisitos dos contratos; Gestão e fiscalização de contratos; Alterações contratuais: hipóteses, análise e formalização; Reajustamento, repactuação e equilíbrio econômico-financeiro: características e diferenças; Encerramento de contratos; Responsabilidade solidária.

10. Gestão de Compras e Estoques: Compras: Planejamento das compras; Qualificação e cadastro de fornecedores; Licitação; e-commerce; Recebimento, conferência, registro e pagamento; Condições de fornecimento (incoterms). Gestão de Estoques: Planejamento; “Supply chain”; Modelos pontos de reposição; Lote econômico; Estoque de segurança; Curva ABC; Parâmetros de controle; Otimização de nível de estoque; Desmobilização de estoques; Controle físico; Guarda e preservação; Cuidados de segurança; Controle de itens perecíveis; Inventário.

11. Logística: Modais de Transporte; Armazenagem de produtos; Transferência; Controles de variações (perdas/sobras e qualidade); Incoterms.


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